quarta-feira, 1 de novembro de 2017

JAT | PRIMEIRA COLECÇÃO | 1 NOVEMBRO 1986


"A minha primeira colecção foi apresentada nesta data há... 31!!! anos. Imagino que por esta hora já tivesse terminada a apresentação, mesmo com os atrasos que na altura pudesse ter havido. Foi uma noite 'partilhada' com o Mário Matos Ribeiro que também apresentou a sua colecção. À luz de hoje, uma óbvia optimização de recursos e um espírito de cooperação que não era, e acho que não continua a não ser, frequente.
É tão estranho lembrar-me de tão pouca coisa... Tenho umas 'imagens' mas nem sei se as não terei 'construído' ao longo destes anos. A verdade, é que também não penso muito no assunto e já está tudo muito 'longínquo' na memória.
Mas quando penso... vejo alguns rostos das/os modelos profissionais, poucos, e sobretudo das/os que abordei, apesar da minha 'patológica' timidez da época, na rua, no comboio, entre amigos... por achar que as suas imagens correspondiam na perfeição à ideia que tinha para a colecção. Era inspirada no universo da música, ou melhor, nas academias de música e eu fazia uma idealização muito romântica dos seus estudantes... Do desfile lembro-me do local absolutamente inspirador, a Igreja da Madre de Deus, já na altura Teatro Ibérico, da música de Handel, de detalhes da colecção e, nitidamente, de algumas das suas peças. Lembro-me de ter tido uma ideia, que só justifico porque nunca antes ter feito um desfile, e que foi ter entrado no final para o 'meio do palco' enquanto os modelos faziam a tradicional fila. É claro, que ainda nem a dita ia a meio, já eu tinha saído de cena. Também é claro, que nunca mais repeti a experiência. Sei que terei feito uma directa, e comigo alguns dos meus amigos, para ultimar a colecção e os detalhes de apresentação. Sei que a minha família me apoiou imenso. Sei que foram os amigos e amigos dos amigos que ajudaram na preparação e nos bastidores do desfile. Ainda não havia equipas de aderecistas, nem se conhecia essa palavra. A profissionalização do meio estava ainda longe mas, por outro lado, havia uma espontaneidade que só a 'inconsciência' produz...

Sei também que devia estar nervosíssimo e cheio de medoooooooo." JAT

Sem comentários:

Enviar um comentário